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Suplementos essenciais para ganhar massa muscular

Thumb Suplementos essenciais para ganhar massa muscular

Quando falamos em academia logo vem à mente a ideia de suplementação, principalmente com o mais popular dos suplementos, o Whey Protein. Mas será que é realmente necessário consumir suplementos para ganhar massa muscular? Existem efeitos colaterais do uso de suplementos? Whey Protein faz mal à saúde?

melhores suplementos para ganhar massa muscular

A resposta para todas essas perguntas você saberá no decorrer deste artigo.

Como ganhar massa muscular rapidamente?

O ganho de massa muscular, também conhecido como hipertrofia muscular, acontece no período de recuperação de nossos músculos. Sendo assim, durante a prática de exercícios o objetivo é atingir a fadiga dos músculos trabalhados, para que em seguida o corpo faça o trabalho de recuperar as fibras musculares, de modo que, para se preparar para novas cargas, essas fibras são reforçadas nesse processo, acontecendo assim o aumento da massa muscular.

Para a construção dos tecidos musculares nosso organismo utiliza principalmente proteína, sendo também interessante diminuir a fadiga e metabólitos, como o lactato, que interferem na capacidade de realizar trabalho e de recuperação dos músculos. É aí que entra a suplementação como auxiliar no processo de ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.

Confira também: 4 dicas para ganhar massa muscular mais rápido

Conheça agora os melhores suplementos para ganhar massa muscular.

2 melhores suplementos para ganhar massa muscular rapidamente

Apesar dos inúmeros suplementos disponíveis no mercado, existem dois básicos, são eles o Whey Protein e o BCAA.

melhores suplementos para ganhar massa muscular - whey protein

Whey Protein

Também conhecido como soro de leite, o Whey Protein é um subproduto, resultado da fabricação de queijos. Com uma estrutura química próxima das proteínas musculares, sua utilização é de quase 100% pelo organismo.

O suplemento Whey Protein ainda possui um alto teor de aminoácidos, o que estimula a liberação de insulina, que facilita e acelera o processo de acúmulo de proteínas no interior das células musculares. Esses aminoácidos também facilitam a secreção da Glutationa, que atua diminuindo o estresse oxadativo, reduzindo assim a liberação de radicais livres.

Por fim, o Whey Protein também possui alta concentração de cálcio, que possui uma ação inibidora sobre os hormônios calcitrópicos, aumentando o processo de lipólise e diminuindo o acúmulo de gordura no tecido adiposo, o que ajuda a evitar aqueles incômodos “pneuzinhos” na região abdominal.

Com todos esses fatores, o Whey Protein é o suplemento número 1 quando se trata de auxiliar a ganhar massa muscular.

melhores suplementos para ganhar massa muscular - bcaa

BCAA

O suplemento para ganhar massa muscular conhecido como BCAA nada mais é do que uma sigla para aminoácidos de cadeira ramificada. Com sua utilização na suplementação é garantida uma reserva de proteínas, o que permite ao corpo um estado nitrogenado positivo, auxiliando na diminuição do tempo de recuperação, elevando a síntese proteica e diminuindo a degradação muscular.

Um estudo completo sobre o suplemento BCAA pode ser conferido neste link (em inglês).

Qual o melhor momento para usar Whey Protein? Quando consumir BCAA?

Utilizar suplementos para ganhar massa muscular não significa apenas ingerí-los de qualquer modo. É necessário atentar-se à quantidade e horários ideias para seu consumo.

O Whey Protein deve ser consumido no pós treino imediato, sendo recomendada uma dose de 30 a 45 gramas misturadas com 300ml de água.

Já o BCAA deve ser consumido antes e após o treino.

O ideal é consumir meia hora antes do treino e também no pós-treino imediato, sendo que a dose recomendada é de 0,20 gramas para cada quilo do indivíduo. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deve consumir 70 x 0,20 gramas, o que equivale a um consumo diário de 14 gramas de BCAA.

Whey Protein e BCAA possuem efeitos colaterais?

Até o momento não existem relatos que atestem efeitos colaterais provenientes do uso destes suplementos, porém é sempre recomendado não exagerar nas doses.

Atente-se também para o consumo diário de água, para auxiliar seu organismo (fígado) a processar todos esses nutrientes.

Whey Protein engorda? E BCAA?

O uso de Whey Protein não é recomendado caso você pare de treinar, salvo orientação médica. O valor nutricional do suplemento varia de acordo com o fabricante e sua composição, mas em geral o suplemento Whey Protein possui uma quantidade elevada de calorias, que podem te ajudar a engordar em pouco tempo caso seu consumo energético seja reduzido, como acontece nos períodos sem treinos.

Já o BCAA tem sua composição composta quase que exclusivamente por proteínas para auxiliar no ganho de massa muscular magra. Seu consumo não engorda, porém não existem provas científicas de que consumir BCAA sem treinar resulta em um aumento de hipertrofia.

Quer saber mais sobre suplementação?

Existem milhares e milhares de opções de suplementos, isso pode confundir os iniciantes, e até mesmo quem já é mais avançado no assunto. Apesar de tudo, não há mistérios: utilize o que funciona e terá resultados.

Não jogue dinheiro fora comprando o que as empresas alimentares te oferecem, pois eles querem mesmo é o seu dinheiro, por isso sempre lançam algo “revolucionário” com mil e uma qualidades para te convencer a comprar. Passam alguns meses e, novamente, lá vem eles com um novo lançamento “revolucionário” no mundo dos suplementos.

Para ter melhores resultados com suplementos você precisa  deixar de lado achismos e “meu amigo que me disse” e enxergar as coisas de forma mais técnica.

Para saber mais sobre os melhores suplementos para ganhar massa muscular e também sobre os melhores para queimar gordura rapidamente, continue acompanhando os artigos de nosso site e também acompanhe a gente nas redes sociais, combinado?

Até a próxima!

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