5 alimentos para ganhar massa muscular

5 alimentos para ganhar massa muscular

A alimentação para ganhar massa muscular é um pilar essencial para conseguir moldar um corpo perfeito, porém a maioria das pessoas dedica 100% de sua atenção às atividades físicas, deixando de lado os cuidados com a dieta para ganhar massa muscular, focando-se apenas na combinação treino + suplementos.


Não é exagero afirmar que a dieta é responsável por cerca de 50 a 60% dos seus resultados, por isso é importante prestar atenção à sua alimentação e tomar os devidos cuidados para otimizar o processo de queima de gorduras e ganho de massa muscular, ficando cada vez mais perto dos seus objetivos.


Nesse artigo listarei alguns componentes que são importantes na construção de uma dieta focada no ganho de massa muscular magra, ajudando a alavancar a hipertrofia e definição muscular.


alimentação para ganhar massa muscular


 


Dieta para ganhar massa muscular


Proteínas


proteínas


Construindo uma alimentação altamente nutritiva, as proteínas são compostos fundamentais para quem quer ganhar massa magra. Porém é importante ficar atento para não exagerar em seu consumo, pois esse excesso facilita o desenvolvimento de problemas como cálculos renais.


A proteína presente no ovo (inteiro) é apontada por estudos como a mais eficiente, seguida pela proteína do leite de vaca e a da clara de ovo. Aumentando essa lista, também são boas fontes de proteína carnes de peixe, frango e vaca, além dos vegetais.


Para saber mais sobre a importância das proteínas na construção dos seus músculos, leia nosso artigo especial com o essencial a se saber sobre suplementação alimentar, clique aqui para ler mais.


 


Carboidratos


O treino para ganhar massa muscular depende muito do consumo de carboidratos, pois ele exige uma alta demanda calórica.


Existem pessoas que acreditam que devem cortar o consumo de carboidratos para evitar ganhar peso. Esse é um erro gigante!


Caso você diminua o consumo de carboidratos, seu corpo irá buscar outras fontes de energia para conseguir terminar seus treinos de ganho intenso de massa muscular. Essas outras fontes são a proteína dos músculos. Percebeu como isso é um tiro no próprio pé?


Porém é importante consumir carboidratos de boa qualidade. Abaixo você tem uma lista completa dos melhores alimentos para consumir. Eles foram selecionados por seu alto valor nutritivo e capacidade de lenta absorção pelo organismo:


Alcatra, coxão mole, queijo cottage, peito de peru, filé mignon, fígado, filé de frango, peixes e claras de ovo.


 


Fibras


legumes fibrosos


As fibras são essenciais na alimentação para ganhar massa muscular. E o foco para consumi-las está nos legumes e vegetais.


Afinal, legumes e vegetais são extremamente ricos em vitaminas, minerais e carboidratos bons, além, claro, das fibras.


Prefira sempre legumes fibrosos (os verde escuro em geral), pois eles possuem propriedades que irão ajudar seus músculos a se recuperarem rapidamente após os treinos completos.


Gorduras


Ainda existem pessoas que acreditam que as gorduras são a pior coisa do mundo. Você é uma delas? Então vamos resolver esse mito agora.


As gorduras podem ser divididas entre gorduras boas e gorduras ruim. E na alimentação para ganhar massa muscular o consumo de gorduras boas é um dos maiores aliados para o processo de hipertrofia.


Um fato interessante é que o consumo de gorduras boas aumenta a queima de gorduras ruins. Interessante, não?


Boas fontes de gordura são alimentos como o azeite de oliva extra virgem, amêndoas e algumas castanhas.


 


Água


A água é uma das suas maiores aliadas. Lembre-se disso.


Uma boa hidratação é essencial dentro de uma alimentação focada em ganhar massa muscular.


Já ouviu falar que cerca de 70% de nosso organismo é composto por água? Isso vale para nossos músculos também.


Além disso, a água ajuda seu corpo a filtrar todas as impurezas, além de facilitar o trabalho de seus órgãos como fígado e rins. Principalmente se você está consumindo algum suplemento alimentar.


Nota final sobre alimentação para ganho de massa muscular


Cada pessoa é diferente e responde de maneiras diversas. Esse é um guia essencial para você construir uma dieta rica com uma alimentação para ganhar massa muscular.


Sempre que possível, consulte um nutricionista e monte uma dieta específica de acordo com suas necessidades e desejos. Vale a pena!


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE